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FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ASPECTO FUNDAMENTAL PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Em um mundo que avança todos os dias, em nenhuma área podemos deixar de pensar em formação continuada, neste artigo tratamos, em espacial, a formação de professores, pois se trata de um aspecto fundamental no desenvolvimento da educação de qualidade brasileira.

Formação continuada de professores

Trata-se de pensar que as mudanças constantes que advém das inovações tecnológicas transformam a maneira como vivemos e aprendemos, dessa maneira é essencial que os educadores se mantenham atualizados com as novas metodologias e ferramentas disponíveis. Dessa maneira, a formação continuada possibilitará que os professores adquiram:

  • novos conhecimentos e habilidades;
  • melhorem suas práticas pedagógicas e, consequentemente,
  • ofereçam uma educação mais eficiente, eficaz e relevante aos seus alunos.

Quando temos professores bem capacitados, eles são capazes de produzir ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e estimulantes., utilizando as mais recentes tecnologias no processo de ensino/aprendizagem de forma útil e tornando, assim, esses ambientes mais interativos e excitantes.

Algo importante, para nossa reflexão é que as Instituições devem promover ambientes de discussão entre os docentes, pois da relação dialógica que surge da troca de experiências, possibilita-se reflexão sobre os desafios contemporâneos no campo do ensino/aprendizagem, tais como: desafio da inclusão; diversidade; personalização do ensino; avanços tecnológicos das disciplinas, entre outros.

No contexto das inovações tecnológicas, a formação continuada dos docentes deve incluir cursos que abordem o uso de ferramentas digitais na educação. Entre eles, podemos citar o uso de plataformas de aprendizado online, como o Google Classroom, Microsoft Teams, Blackboard e Moodle, que a grande maioria das Instituição deve possuir, são essenciais para o trabalho, tanto a distância, quanto presencialmente. Essas plataformas permitem a criação e a gestão de aulas virtuais, facilitando a comunicação e a colaboração entre professores e alunos, especialmente em contextos de ensino remoto ou híbrido.

O outro elemento-chave nesse processo é a capacitação em metodologias ativas de aprendizagem, entre elas, citamos: sala de aula invertida; aprendizagem baseada em projetos; gamificação etc. Essas metodologias exploram as capacidades das tecnologias digitais para apoiar o envolvimento mais profundo dos alunos no processo de aprendizado para que adquiram habilidades críticas e criativas. As áreas temáticas que se concentram nessas metodologias capacitam os professores para aplicá-las.

Não podemos esquecer das ferramentas de avaliação digital, tais como: Kahoot, Quizlet e Google Forms, novos processos podem ser explorados por elas, que permiTIRÃO a criação de avaliações interativas e dinâmicas e que podem ser usadas para monitorar o progresso dos alunos em tempo real.

Os professores devem, ainda, ser incentivados a participar das comunidades de prática e redes de colaboração, ou seja, plataformas como o LinkedIn, Facebook e grupos de discussão específicos para educadores permitem a troca de experiências, ideias e recursos, que promoverão atualizações muito rápidas com as últimas tendências e inovações na educação, além de oferecer suporte e inspiração contínuos.

Vamos aprofundar algumas questões que estão aqui delineadas de forma mais ampla, mas que podem nortear nossas reflexões futuras.

Abraços

 Prof. Dr. Carlos Andrade

Blog: https://chamaeverso.com.br/

 

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