Em um mundo que avança todos os dias, em nenhuma área podemos deixar de pensar em formação continuada, neste artigo tratamos, em espacial, a formação de professores, pois se trata de um aspecto fundamental no desenvolvimento da educação de qualidade brasileira.
Formação continuada de professores
Trata-se de pensar que as mudanças constantes que advém das inovações tecnológicas transformam a maneira como vivemos e aprendemos, dessa maneira é essencial que os educadores se mantenham atualizados com as novas metodologias e ferramentas disponíveis. Dessa maneira, a formação continuada possibilitará que os professores adquiram:
- novos conhecimentos e habilidades;
- melhorem suas práticas pedagógicas e, consequentemente,
- ofereçam uma educação mais eficiente, eficaz e relevante aos seus alunos.
Quando temos professores bem capacitados, eles são capazes de produzir ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e estimulantes., utilizando as mais recentes tecnologias no processo de ensino/aprendizagem de forma útil e tornando, assim, esses ambientes mais interativos e excitantes.
Algo importante, para nossa reflexão é que as Instituições devem promover ambientes de discussão entre os docentes, pois da relação dialógica que surge da troca de experiências, possibilita-se reflexão sobre os desafios contemporâneos no campo do ensino/aprendizagem, tais como: desafio da inclusão; diversidade; personalização do ensino; avanços tecnológicos das disciplinas, entre outros.
No contexto das inovações tecnológicas, a formação continuada dos docentes deve incluir cursos que abordem o uso de ferramentas digitais na educação. Entre eles, podemos citar o uso de plataformas de aprendizado online, como o Google Classroom, Microsoft Teams, Blackboard e Moodle, que a grande maioria das Instituição deve possuir, são essenciais para o trabalho, tanto a distância, quanto presencialmente. Essas plataformas permitem a criação e a gestão de aulas virtuais, facilitando a comunicação e a colaboração entre professores e alunos, especialmente em contextos de ensino remoto ou híbrido.
O outro elemento-chave nesse processo é a capacitação em metodologias ativas de aprendizagem, entre elas, citamos: sala de aula invertida; aprendizagem baseada em projetos; gamificação etc. Essas metodologias exploram as capacidades das tecnologias digitais para apoiar o envolvimento mais profundo dos alunos no processo de aprendizado para que adquiram habilidades críticas e criativas. As áreas temáticas que se concentram nessas metodologias capacitam os professores para aplicá-las.
Não podemos esquecer das ferramentas de avaliação digital, tais como: Kahoot, Quizlet e Google Forms, novos processos podem ser explorados por elas, que permiTIRÃO a criação de avaliações interativas e dinâmicas e que podem ser usadas para monitorar o progresso dos alunos em tempo real.
Os professores devem, ainda, ser incentivados a participar das comunidades de prática e redes de colaboração, ou seja, plataformas como o LinkedIn, Facebook e grupos de discussão específicos para educadores permitem a troca de experiências, ideias e recursos, que promoverão atualizações muito rápidas com as últimas tendências e inovações na educação, além de oferecer suporte e inspiração contínuos.
Vamos aprofundar algumas questões que estão aqui delineadas de forma mais ampla, mas que podem nortear nossas reflexões futuras.
Abraços
Blog: https://chamaeverso.com.br/
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